1.6 Nosso AVA
O AVA é o meio pelo qual são viabilizadas atividades que visem ao ensino-aprendizagem, com acesso a materiais didático-pedagógicos, ferramentas assíncronas e síncronas e mídias educacionais, além de ferramentas de comunicação que propiciem as inter-relações sociais.
Síncronas: são ferramentas que acontecem online em tempo real, com interação entre os participantes. aquelas em que é necessária a participação do aluno e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente – nesse caso, virtual, os participantes devem se conectar no mesmo momento e interagir entre si de alguma forma.
Assíncronas: são ferramentas que acontecem online em tempos diversos, são aquelas consideradas desconectadas do momento real e/ou atual. Ou seja: não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas.
O AVA se apresenta como um contexto de aprendizagem diferenciado do contexto tradicional, no qual temos um espaço físico estabelecido e um tempo estipulado que determinam as interações e caracterizam uma sala de aula.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Sistema Moodle, onde ficam disponíveis “Atividades de Percurso”, comunicados, notas, acesso para comunicação do aluno e o tutor a distância;
Os AVAs são ambientes que trazem consigo a possibilidade de formação de comunidades, em prol da aprendizagem. Nelas, professores, tutores, alunos e gestores podem trocar informações e conhecimentos em temas específicos. (Cristiano Maciel in: MILL, Daniel. Dicionário Crítico de Educação a Distância. São Carlos: EduFSCAR, 2018, p.444.)
O AVA do IFRO foi desenvolvido especialmente para que você possa interagir com os professores, com o espaço de aprendizagem, com os colegas, com os materiais. A interação é fundamental!
E aí quer saber como o nosso AVA é fantástico?!
___________________________________________