Possibilitar que o aluno desenvolva uma visão crítica a respeito da prevenção e do controle de perdas de um sistema e do gerenciamento de riscos do mesmo.

Apresentar informações básicas sobre qualidade ambiental, para que o profissional técnico possa participar ativamente como agente multiplicador e com isso discernir e identificar ações de degradação ambiental que interfiram na qualidade de vida, como também, as ações e instrumentos de proteção e preservação ambiental, colaborando na tomada de decisões referente à segurança do trabalhador e ao desenvolvimento sustentável.

Compreender os conceitos teóricos e práticos para desenvolver noções de planejamento para o empreendedorismo.

Apresentar aos alunos a norma regulamentadora 17, bem como definir o conceito de ergonomia, objetivos, métodos e sua aplicabilidade processo produtivo.

Apresentar um enfoque técnico e moderno do prevencionismo ao profissional da área de segurança e asssociar os objetivos da disciplina com o conceito prevencionista de acidente de trabalho.

Preparar o aluno para o atendimento de urgência à vítima de mal súbito ou lesão, seja no ambiente laboral ou não.

Realizar um trabalho interdisciplinar, integrando teoria-prática através do ensino, pesquisa e extensão como atividades integradoras de conteúdos e matérias que norteiam a formação do aluno, bem como despertar nele a capacidade de trabalho em equipe, autônoma e empreendedora.