Conhecer a nomenclatura anatômica, órgãos e estruturas anatômicas de diversos sistemas orgânicos dos animais.

Compreender os mecanismos de manutenção orgânica da homeostase e do funcionamento dos sistemas neurológico, endócrino, muscular e circulatório dos Animais Domésticos.

Compreender as rotas metabólicas envolvidas na produção e no armazenamento de energia estudando as inter-relações do metabolismo, com o intuito de conhecer os mecanismos biossintéticos de componentes bioquímicos celulares dos animais aplicando os conceitos de metabolismo de biomoléculas necessárias para o funcionamento de um organismo animal.

Compreender as bases genéticas conceituais e moleculares da hereditariedade e relacioná-los com aspectos pertinentes à formação e atuação profissional do Médico Veterinário.

Fornecer conhecimento das características estruturais, assim como dos aspectos funcionais, dos diversos tecidos componentes do organismo animal.

Compreender o processo de desenvolvimento embrionário dos organismos a partir de uma única célula, envolvendo seus aspectos biológicos e morfofisiológicos.

Proporcionar um entendimento global da sociedade, para compreensão da realidade como construção social, despertando no aluno a consciência crítica de seu papel social para o exercício da cidadania.

Proporcionar conhecimentos sobre morfologia, reprodução, metabolismo e a importância dos principais grupos de microrganismos.

Conhecer as normas e diretrizes para reconhecimento e elaboração de textos técnicos e científicos exigidos no meio acadêmico e profissional.