Identificar, através de técnicas de dissecação, o posicionamento e estrutura dos diversos sistemas orgânicos dos animais.

Construir conhecimentos sobre composição bromatológica dos alimentos, bem como sobre análise de alimentos para animais e sobre fundamentos relacionados à digestibilidade de alimentos.

Compreender os mecanismos de manutenção orgânica da homeostase e do funcionamento dos sistemas digestivo, reprodutivo, geniturinário e da glândula mamária dos animais.

Conhecer as características gerais dos animais de interesse zootécnico, o manejo básico, e os efeitos do clima e do ambiente sobre a produção, reprodução e bem-estar dos animais domésticos e como contorná-los favorecendo a produção animal.

Reconhecer os helmintos de maior importância dos animais domésticos na Parasitologia Veterinária, assim como sua importância sanitária.

Estudar os aspectos morfológicos, citológicos e fisiológicos das bactérias, vírus e fungos de interesse em Medicina Veterinária.

Fornecer informações básicas de Melhoramento Genético Animal visando a seleção genética, adaptação e produção animal, bem como a reflexão e atitude diante do desafio de promover mudanças genéticas nos animais de interesse zootécnico.

Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a imunologia veterinária, capacitando o estudante sobre os mecanismos da resposta imune e os mecanismos imunes envolvidos em vários fenômenos imunopatológicos.