Interpretar exames radiológicos e ultrassonográficos, visando o diagnóstico de enfermidades que acometem os sistemas músculo-esqueléticos, circulatório, respiratório, digestório, excretor e nervoso. 

Compreender as técnicas abordadas e habilidades básicas para manobras de diérese, hemostasia e síntese, bem como os conhecimentos dos conceitos de assepsia/antissepsia, paramentação, instrumentação, ambiente cirúrgico e preparo do paciente cirúrgico.

Compreender as patologias que comprometem os diferentes sistemas do organismo, e dentro destes, cada órgão em particular, buscando elucidar as lesões referentes às causas, alterações morfológicas macroscópicas, microscópicas, patogênese, desfecho e consequências para o animal. 

Conhecer os sistemas de produção de bovinos de leite, com vistas à produtividade e à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. 

Estudar a morfologia, fisiologia e semiologia dos aparelhos reprodutores femininos e masculinos, com a respectiva patologia clínica da reprodução. 

Fornecer conhecimentos teóricos e práticos dos exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico, prognóstico e tratamento que acometem os animais.