Objetivos da Oficina:
Promover reflexões sobre o contexto da Educação no século XXI e o nível da emergência em se fazer uso de práticas educacionais inovadoras que integrem as metodologias ativas e as tecnologias digitais. Em foco serão abordadas fatores chaves de como transformar as práticas de ensinar e aprender, a importância de uma nova mentalidade docente, a formação dos professores e os novos espaços de aprendizagem, alguns princípios e práticas das metodologias ativas e a sua integração com as tecnologias digitais.
Específicos:
■ Sensibilizar para a importância das metodologias para uma aprendizagem ativa e do potencial das tecnologias digitais para a educação.
■ Refletir sobre a própria prática docente e a possibilidade da adoção de uma metodologia para a aprendizagem ativa.
■ Instrumentalizar noções de como usar as metodologias ativas e tecnologias digitais na prática docente.
Doutora em Educação USP. Área: Didáticas, teorias de
ensino e práticas escolares, FEUSP, SP. Mestre em
Engenharia de Produção UFSC. Área: Mídia e
Conhecimento, PPGEP, SC. Psicóloga PUCRS, RS. Desde
o ano de 1997, como consultora, professora,
pesquisadora e técnica de EAD, atua em projetos que
envolvam Inovação da Educação, Metodologias Ativas e
Tecnologias Digitais (Modelos híbridos e Educação a
Distância), bem como, gestão pedagógica, gestão do
conhecimento, gestão de pessoas e formação de
professores. No Brasil foi precursora na EaD on-line,
atuou no projeto LED UFSC/SENAI - 1o curso de pósgraduação em EaD Virtual (on-line), registrado na sua
dissertação em 1999, que está disponível no banco de
teses e dissertações da UFSC. Possui experiência
nacional e internacional em projetos e formação de
técnicos e professores em Modelos híbridos e Educação
a Distância.
- Professor: Dênia Falcão de Bittencourt