Objetivos da Oficina:

Promover reflexões sobre o contexto da Educação no século XXI e o nível da emergência em se fazer uso de práticas educacionais inovadoras que integrem as metodologias ativas e as tecnologias digitais. Em foco serão abordadas fatores chaves de como transformar as práticas de ensinar e aprender, a importância de uma nova mentalidade docente, a formação dos professores e os novos espaços de aprendizagem, alguns princípios e práticas das metodologias ativas e a sua integração com as tecnologias digitais.

Específicos:

■ Sensibilizar para a importância das metodologias para uma aprendizagem ativa e do potencial das tecnologias digitais para a educação.

■ Refletir sobre a própria prática docente e a possibilidade da adoção de uma metodologia para a aprendizagem ativa.

■ Instrumentalizar noções de como usar as metodologias ativas e tecnologias digitais na prática docente.


Doutora em Educação USP. Área: Didáticas, teorias de ensino e práticas escolares, FEUSP, SP. Mestre em Engenharia de Produção UFSC. Área: Mídia e Conhecimento, PPGEP, SC. Psicóloga PUCRS, RS. Desde o ano de 1997, como consultora, professora, pesquisadora e técnica de EAD, atua em projetos que envolvam Inovação da Educação, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais (Modelos híbridos e Educação a Distância), bem como, gestão pedagógica, gestão do conhecimento, gestão de pessoas e formação de professores. No Brasil foi precursora na EaD on-line, atuou no projeto LED UFSC/SENAI - 1o curso de pósgraduação em EaD Virtual (on-line), registrado na sua dissertação em 1999, que está disponível no banco de teses e dissertações da UFSC. Possui experiência nacional e internacional em projetos e formação de técnicos e professores em Modelos híbridos e Educação a Distância.