Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

J

Jhennifer Natiely Lemos Vieira da Silva

por Gabriel Tenorio dos Santos - quarta-feira, 17 ago. 2022, 15:34
 

O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA
ALUNOS AUTISTAS

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa investigar práticas pedagógicas para ensino de Geografia voltadas para crianças autistas. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.

Palavras-chave: Autismo, Geografia, Ensino, Aprendizagem.