Novidades

Volta às aulas 2025!

por Dinalva Barbosa da Silva Fernandes -


Na próxima semana, daremos início ao ano letivo de 2025. 

Para melhor organização, seguem algumas informações importantes referentes às ações dos cursos Técnicos Integrados:

📌 Segunda-feira, 24 de março – Recepção dos alunos dos 1ºs anos, conduzida pelos coordenadores, com o apoio dos alunos dos 2ºs e 3ºs anos e do Grêmio Estudantil.

📌 A partir de terça-feira, 25 de março – As aulas ocorrerão normalmente, seguindo um horário especial ( em anexo em pdf e Excel).

📌 De 24 a 28 de março – Não haverá contraturno.

Este horário temporário será válido somente nesta semana.

Assim que o horário oficial estiver finalizado, encaminharemos aqui.

Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.

Desejamos um excelente início de ano letivo!

O Tempo (de Carlos Drummond de Andrade)

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um individuo genial.

Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui para diante tudo vai ser diferente.

Para você, desejo o sonho realizado,
o amor esperado,
a esperança renovada.

Para você, desejo todas as cores desta vida,
todas as alegrias que puder sorrir,
todas as músicas que puder emocionar.

Para você, neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família seja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas…
Mas nada seria suficiente…

Então desejo apenas que você tenha muitos desejos,
desejos grandes.

E que eles possam mover você a cada minuto
ao rumo da sua felicidade.”


Atenciosamente,

Claudia Aparecida Prates
Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino
Portaria nº 1422- REIT/IFRO, de 17 de julho de 2023.


Estudantes aprovados para cursos superiores - Conta aqui!

por Dinalva Barbosa da Silva Fernandes -

Você é estudante ou recém egresso do IFRO e foi aprovado(a) em alguma instituição pública? Ou bolsa parcial ou integral em instituição privada? 

Conta pra gente! Queremos compartilhar e celebrar juntos cada conquista da nossa comunidade. 🎉🎓


📩 Envie seu resultado pelo link:

https://bit.ly/IFRO-passei-na-federal


---

#ifro #educaçãoquetransforma #redefederal

Formulário para transporte público urbano para estudantes do IFRO

por Dinalva Barbosa da Silva Fernandes -

Olá, estudantes.

Solicitamos que todos os alunos regularmente matriculados no Campus Vilhena do IFRO, que necessitam do transporte público urbano para deslocamento até o Campus, preencham o formulário abaixo.

 Informamos que o formulário estará disponível para edição até as 10h do dia 03 de fevereiro de 2025 (próxima segunda-feira). Acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/1RISwU_AmZgUJXdXC2ESqiWiRDhZ1HDnWsrPhh5MrnyI/edit?ts=679d09f4

Atenciosamente,

Direção Geral

Retorno às atividades letivas - finalização do ano letivo 2024

por Dinalva Barbosa da Silva Fernandes -

Olá, estudantes,

Nesta segunda-feira, 27/01/2025, será nossa volta às aulas.

Anexo horário vigente e calendário (Anexo e PDF) de finalização do ano letivo 2024.

Calendário vigente para finalização do ano letivo 2024 em 2025.

Um excelente 2025 a todos!


Aposte na sua capacidade de dar a volta por cima e recomece.
Não se baseie na dificuldade e nem fique achando isso ou aquilo.
Antes, aposte na certeza de que você pode e merece ser feliz.
Se te usaram, use a inteligência e conquiste.
Se te abandonaram, use a experiência para mostrar o que perderam.
Se te faltou força na subida, olha logo ali uma descida.

Se te faltou fé na romaria, acenda a sua velinha e ore de novo.
Se faltou amor, encha-se dele para valorizar-se de verdade.
Pois só quem se ama pode retribuir o amor que vai receber.
Só quem se valoriza vai devolver o valor que as pessoas merecem.
E, quem está no fundo do poço, tem mais um motivo para subir,
pois não há mais para onde descer.
Acredite em você!

Paulo Roberto Gaefke

Tópicos antigos...

Cursos disponíveis

Nossos momentos síncronos serão nesse espaço!!!
Sejam bem vindos!!!

É o mesmo curso de materiais de construção só que para arquitetura

Atividades relativas à matérias ensinadas no 1° bimestre
Olá, estudantes do 2º ano do curso de Informática!


            Leiam as orientações anexas para elaborar a atividade solicitada. A data de entrega é 01 de março de 2019.

             Boa atividade!



Atenção pessoal!!

A leitura atenta do  material a seguir é de extrema importância para que o trabalho de vocês tenha qualidade e atenda aos requisitos da avaliação. 

Dediquem-se!! Valor do trabalho 50 pontos. 


Disciplina : Matemática

Disciplina - Matemática 

Caro aluno,

Mais um ano letivo se inicia... com ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento.

Prepararei este ambiente com dedicação a fim de proporcionar a você condições de ampliar o que você aprende em sala a respeito da Matemática, além de auxiliá-lo em seus estudos, uma vez que você terá a oportunidade de rever os conceitos gerais desenvolvidos ao longo da sua trajetória de estudos, verificando sua rota de aprendizagem.

Neste ambiente, você encontrará textos, atividades, vídeo-aulas, questionários, entre outros que tem tudo a ver com o que você está estudando em sala de aula, além de situações em que você será convidado a colocar em prática os conhecimentos que já possui e desafiado a perceber aspectos que podem ser melhorados.

Bons estudos!

 

Nome do Professor: Warley Batista de Deus

E-mail: warley.batista@ifro.edu.br


Este projeto de ensino tem por objetivo conduzir os estudantes na construção de um robô móvel dentro das especificações necessárias à participação de um campeonato na categoria de Sumô Radiocontrolado de 3kg.

01 - O ambiente do AutoCAD:

02 - Comandos de Construção;

03 - Ferramentas de Edição;

04 - Formatando as cotas

05 - Ferramenta Layer;

06 - Projetos, Cortes e Fachadas;

07 - Formatando as cotas em PDF.


Disciplina criada para Atividades Interdisciplinares "Dia da Semana da Arte Moderna" para todas as séries de todos os cursos técnico integrados. 

Neste curso apresentamos uma proposta prática para o desenvolvimento do pensamento sustentável dos alunos do Curso Técnico em Eletromecânica. Trata-se de um projeto interdisciplinar que tem o objetivo de oportunizar aos alunos a construção de um produto a partir do reaproveitamento de componentes de aparelhos danificados, ou em desuso, que possibilite a aplicação dos diversos conteúdos teóricos vistos no curso, facilitando a aprendizagem e a integração entre as disciplinas do núcleo técnico com as do núcleo comum.

Após ver os slids e o vídeo escrever 2 parágrafos sobre felicidade.

Após ver o vídeo e os slids escrever 2 parágrafo sobre felicidade.

prezado estudante esta avaliação possui 5 questões. Cada uma valendo 8 pontos.

Após incia-al tera 50 minutos para finaliza-la. Terá duas tentativas. Leia as questões com atenção.

prezado estudante esta avaliação possui 5 questões. Cada uma valendo 8 pontos.

Após incia-al tera 50 minutos para finaliza-la. Terá duas tentativas. Leia as questões com atenção.

Hola carísima alumna Geovanna!

Sea bienvenida a las clases de lengua española.

Soy el profesor Airton Lima y tengo mucho gusto trabajar la lengua española con usted.

Espero que te sea un año exitoso con buen aprendisaje.

Estaré siempre disponible para clarear las dudas y abierto a cualquier sugestión 

airton.lima@ifro.edu.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Olá caríssima aluna Geovanna
Seja bem-vinda às aulas de língua espanhola.
Espero que seja um ano de êxitos com boa aprendizagem.
Estarei sempre à disposição para esclarecer as dúvidas e aberto à qualquer sugestão.

após ver os slids e vídeo escrever 2 parágrafo sobre felicidade.

Após ver o vídeo e os slids escrever 2 parágrafos sobre Felicidade.

Olá Estudantes do 1º A Informática!


Sou Ricardo - Professor de Sociologia.


Nossos encontros síncronos serão:

6º Feira - 08:50 às 9:30


Link:


http://bit.ly/salaagumsociologia



Bem vindos Estudantes Segundo ano A informática vamos nos quando aventurar pelo período moderno da Filosofia, agora em 2021.
Nessa perspectiva focaremos em pensadores como: Descartes, Rosseau, Locke, Hume, e de movimentos como o iluminismo e sua contribuição para a filosofia  e muitos outros pensadores que nos auxiliarão  na busca da compreensão do humanismo e na valorização da razão.
Espero a presença de todos.

nossos encontros será as segunda -feira as 8:50 as 9:30 pelo meet

no endereço 

meet.google.com/hma-muop-hmz
Participar por telefone: (US) +1 614-758-9285
PIN: 716 038 914#


Utilizar uma linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações através dos paradigmas da programação orientada a objetos.

Utilizar uma linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações através dos paradigmas da programação orientada a objetos.

Utilizar o computador e seus recursos como ferramenta de estudo, pesquisa e trabalho.
Utilizar o computador e seus recursos como ferramenta de estudo, pesquisa e trabalho.
Utilizar uma linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações através dos paradigmas da programação orientada a objetos.
Utilizar uma linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações através dos paradigmas da programação orientada a objetos.
A disciplina de Introdução à Informática é uma disciplina que visa fornecer aos alunos uma compreensão geral dos conceitos básicos da informática e tecnologia da informação. Ela inclui o estudo do hardware, software, sistemas operacionais, processamento de dados, redes de computadores, segurança da informação, internet, aplicativos de escritório. A disciplina é projetada para preparar os alunos para o uso eficaz da tecnologia da informação em uma ampla gama de contextos profissionais e pessoais.
A disciplina de Banco de Dados Relacional é uma área de estudo importante na computação e engenharia de software que aborda o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de banco de dados relacionais. Ela inclui conceitos fundamentais como modelagem de dados, normalização, linguagem SQL, índices, chaves primárias e estrangeiras, entre outros.

A disciplina também discute questões práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados, como performance, segurança, recuperação de desastres e escalabilidade. Além disso, é importante estudar as tendências e novas tecnologias na área de banco de dados, como Big Data, NoSQL e nuvem.

A compreensão desses conceitos e técnicas é fundamental para desenvolver aplicações robustas e eficientes que possam lidar com grandes quantidades de dados de maneira organizada e confiável.
A disciplina de Introdução à Informática é uma disciplina que visa fornecer aos alunos uma compreensão geral dos conceitos básicos da informática e tecnologia da informação. Ela inclui o estudo do hardware, software, sistemas operacionais, processamento de dados, redes de computadores, segurança da informação, internet, aplicativos de escritório. A disciplina é projetada para preparar os alunos para o uso eficaz da tecnologia da informação em uma ampla gama de contextos profissionais e pessoais.
A disciplina de Banco de Dados Relacional é uma área de estudo importante na computação e engenharia de software que aborda o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de banco de dados relacionais. Ela inclui conceitos fundamentais como modelagem de dados, normalização, linguagem SQL, índices, chaves primárias e estrangeiras, entre outros.

A disciplina também discute questões práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados, como performance, segurança, recuperação de desastres e escalabilidade. Além disso, é importante estudar as tendências e novas tecnologias na área de banco de dados, como Big Data, NoSQL e nuvem.

A compreensão desses conceitos e técnicas é fundamental para desenvolver aplicações robustas e eficientes que possam lidar com grandes quantidades de dados de maneira organizada e confiável.
A disciplina de Introdução à Informática é uma disciplina que visa fornecer aos alunos uma compreensão geral dos conceitos básicos da informática e tecnologia da informação. Ela inclui o estudo do hardware, software, sistemas operacionais, processamento de dados, redes de computadores, segurança da informação, internet, aplicativos de escritório. A disciplina é projetada para preparar os alunos para o uso eficaz da tecnologia da informação em uma ampla gama de contextos profissionais e pessoais.

após ver os slids e o vídeo escrever 2 parágrafos sobre felicidade.

após ver os slids e o vídeo escrever 2 parágrafo sobre felicidade.

Olá 3º A Edificações,

 

Nossos encontros síncronos serão:

 

2º Feira - 08:50 às 9:30

 

O link de nosso encontro:

 

http://bit.ly/salaagumsociologia


Olá! 1º B Edificações,



Sou Ricardo, professor de sociologia.

Nossos encontros síncronos, até o retorno ao presencial será realizado em uma sala do meet, em um ambiente virtual

Conto com a participação de tod@s!



Dia: 2º Feira

Horário: 14:50 horas

Link: http://bit.ly/salaagumsociologia



Até nosso encontro!

Ricardo





prezado estudante esta avaliação possui 5 questões. Cada uma valendo 8 pontos.

Após incia-al tera 50 minutos para finaliza-la. Terá duas tentativas. Leia as questões com atenção.

Sejam bem vindos todos os estudantes do curso de Edificações, turma do 2º Ano A.

Nesse novo ano que iniciamos estaremos voltados para a construção de um novo horizonte para todos vocês. Com conhecimento e cooperaçao.

Espero que nos vejamos muitas vezes, não só em nossas aulas, mas também fora delas.

Um forte abraço a todos, que Deus nos abençoe nesta longa jornada de 2023.

Sucesso.
Bem vindos a disciplina de Filosofia vamos nos aventurar pela nossa existência
conte comigo
Prof Alvino.
Objetivo Geral é reconhecer um diagrama elétrico e identificar os componentes elétricos, assim como saber fazer a montagem elétrico de uma máquina.
A disciplina de Banco de Dados Relacional é uma área de estudo importante na computação e engenharia de software que aborda o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de banco de dados relacionais. Ela inclui conceitos fundamentais como modelagem de dados, normalização, linguagem SQL, índices, chaves primárias e estrangeiras, entre outros.

A disciplina também discute questões práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados, como performance, segurança, recuperação de desastres e escalabilidade. Além disso, é importante estudar as tendências e novas tecnologias na área de banco de dados, como Big Data, NoSQL e nuvem.

A compreensão desses conceitos e técnicas é fundamental para desenvolver aplicações robustas e eficientes que possam lidar com grandes quantidades de dados de maneira organizada e confiável.
A disciplina de Teste é uma disciplina que ensina aos alunos como realizar testes em sistemas de software para garantir a qualidade do produto final. O objetivo é ensinar as boas práticas de teste, desde a planejamento até a execução e avaliação dos resultados.
A disciplina de Teste é uma disciplina que ensina aos alunos como realizar testes em sistemas de software para garantir a qualidade do produto final. O objetivo é ensinar as boas práticas de teste, desde a planejamento até a execução e avaliação dos resultados.
A disciplina de Banco de Dados Relacional é uma área de estudo importante na computação e engenharia de software que aborda o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de banco de dados relacionais. Ela inclui conceitos fundamentais como modelagem de dados, normalização, linguagem SQL, índices, chaves primárias e estrangeiras, entre outros.

A disciplina também discute questões práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados, como performance, segurança, recuperação de desastres e escalabilidade. Além disso, é importante estudar as tendências e novas tecnologias na área de banco de dados, como Big Data, NoSQL e nuvem.

A compreensão desses conceitos e técnicas é fundamental para desenvolver aplicações robustas e eficientes que possam lidar com grandes quantidades de dados de maneira organizada e confiável.
A Engenharia de Software capacita as pessoas com a utilização de teorias, técnicas e ferramentas da Ciência da Computação para produção e desenvolvimento de sistemas. Por meio da análise, coleta e processamento de dados, ainda identificam potenciais falhas nesses produtos e criam soluções de alta performance.
A disciplina de Teste é uma disciplina que ensina aos alunos como realizar testes em sistemas de software para garantir a qualidade do produto final. O objetivo é ensinar as boas práticas de teste, desde a planejamento até a execução e avaliação dos resultados.
A disciplina de Banco de Dados Relacional é uma área de estudo importante na computação e engenharia de software que aborda o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de banco de dados relacionais. Ela inclui conceitos fundamentais como modelagem de dados, normalização, linguagem SQL, índices, chaves primárias e estrangeiras, entre outros.

A disciplina também discute questões práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados, como performance, segurança, recuperação de desastres e escalabilidade. Além disso, é importante estudar as tendências e novas tecnologias na área de banco de dados, como Big Data, NoSQL e nuvem.

A compreensão desses conceitos e técnicas é fundamental para desenvolver aplicações robustas e eficientes que possam lidar com grandes quantidades de dados de maneira organizada e confiável.
A disciplina de Teste é uma disciplina que ensina aos alunos como realizar testes em sistemas de software para garantir a qualidade do produto final. O objetivo é ensinar as boas práticas de teste, desde a planejamento até a execução e avaliação dos resultados.
A disciplina de Banco de Dados Relacional é uma área de estudo importante na computação e engenharia de software que aborda o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de banco de dados relacionais. Ela inclui conceitos fundamentais como modelagem de dados, normalização, linguagem SQL, índices, chaves primárias e estrangeiras, entre outros.

A disciplina também discute questões práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados, como performance, segurança, recuperação de desastres e escalabilidade. Além disso, é importante estudar as tendências e novas tecnologias na área de banco de dados, como Big Data, NoSQL e nuvem.

A compreensão desses conceitos e técnicas é fundamental para desenvolver aplicações robustas e eficientes que possam lidar com grandes quantidades de dados de maneira organizada e confiável.
Aplicar os conceitos do desenho técnico de projeto arquitetônico na leitura, interpretação e desenvolvimento de desenhos a partir do conhecimento das técnicas de representação gráfica.
Olá, sejam bem vindos à página do AVA da disciplina de Matemática Aplicada a Arquitetura (MATARQ).

Nesta página estaremos interagindo com troca de arquivos referente às aulas que iremos apresentando ao longo do semestre.

Aqui estarei postando apostilas, slides de cada aula, atividades avaliativas, horários das aulas síncronas, etc.

Nas atividades que vocês irãoque fazer, vocês terão que responder on-line ou baixar o arquivo responder no caderno, escanear e postar de volta para ficar registrado.

Fiquem atentos aos prazos, uma vez que o sistema fecha na data agendada e nenhum prazo será estendido.

As nossas aulas serão todas as TERÇAS-FEIRAS, no horário das 14:00 às 15:40


Bons estudos.
OBJETIVO GERAL
Preparar os estudantes para atuar como extensionistas de acordo com as diferentes demandas existentes no espaço urbano brasileiro, bem como subsidiar a compreensão do processo de comunicação profissional nos mais diversos espaços de
atuação, por meio de projetos integradores e interdisciplinares.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a trajetória histórica da extensão universitária no Brasil;
- Apropriar-se das metodologias e técnicas de extensão e comunicação - Atuar em ações de extensão em arquitetura e urbanismo;
- Preparar os estudantes para o processo social de comunicação em diferentes ambientes profissionais.
Desenvolver um projeto de edificação de tipologia residencial unifamiliar de pequeno porte, que respeite as normativas e legislações vigentes.
Desenvolver competências e técnicas para leitura, interpretação e elaboração de desenho de projetos arquitetônicos.

ATENDIMENTO DOMICILIAR PARA A ALUNA OLÍVIA SÁVIA

Conhecer os conceitos fundamentais sobre iluminação natural e artificial para aplicação de técnicas ao projetar espaços, atendendo as condicionantes de promoção de conforto lumínico nos ambientes.
Bem-vindos à Disciplina!
Olá queridos alunos!

Eu, professor Artur de Oliveira, fico muito feliz em poder participar da formação de vocês com a disciplina:
Projeto de Arquitetura III

Espero que tenhamos ótimas aulas e que vocês possam aprender ao máximo.

Aqui segue o link para nossas aulas durante o período, esta será a forma de entrar nas nossas aulas pelo Google Meet:

meet.google.com/opp-bhsu-vzq

Aguardo todos na sala!

Link para acesso as aulas gravadas da disciplina e materiais complementares:



Abraço!

Atendimento Domiciliar da aluna  Mayza da Silva Santos da Turma 2020.

Atendimento Domiciliar da aluna Edilaine Camargo da Silva, turma 2017. Disciplinas: Conforto Ambiental II: Luminoso  e Projeto de Arquitetura VI.

Nesta disciplina será estudado os principais coneúdos de mtemática aplicáveis na arquitetura.
Turma,
Prestem atenção aos materiais publicados aqui com frequência!
Contato para dúvidas: louise.cerqueira@ifro.edu.br
Disciplina destinada a ensinar os acadêmicos a elaborar e formar seus próprios acervos de materiais didáticos para serem utilizados no exercício da profissão, além de discutirem temas relevantes voltados ao ensino.
Nesta componente curricular denominada Fundamentos da Matemática I (FMAT I) serão estudados os conceitos de equações e funções.
Naesta disciplina veremos as principais figuras planas, seus elementos, propriedades e conceitos.
Nesta componente curricular denominada Desenho Geométrico (DESGEO) serão estudados as técnicas de construção das principais figuras geométricas.
Caro aluno seja bem-vindo à disciplina Linguagem e Comunicação.

Sou a Professora Sabrina Vicentini e sigo com vocês <3

Meu contato:

E-mail: sabrina.vicentini@ifro.edu.br

Um grande abraço!

Compreensão da linguagem (oral e escrita) como meio de expressão, comunicação e acesso à informação e ao conhecimento. Pensar as estruturas da língua portuguesa como meios de interação em sociedade. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos que circulam socialmente. A língua portuguesa como língua de acolhimento.

Compreensão da linguagem (oral e escrita) como meio de expressão, comunicação e acesso à informação e ao conhecimento. Pensar as estruturas da língua portuguesa como meios de interação em sociedade. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos que circulam socialmente. A língua portuguesa como língua de acolhimento.

ODS

Projeto transdisciplinar fruto da Experiência dos professores do Campus Vilhena e Jí-Paraná na Finlândia

ODS

Projeto transdisciplinar fruto da Experiência dos professores do Campus Vilhena e Jí-Paraná na Finlândia

O Curso de  Espanhol Instrumental é ofertado gratuitamente aos candidatos (as) devidamente inscritos (as), selecionados (as) e matriculados(as), de acordo com as normas estabelecidas no Edital 12/2021/VLH  1.2. Os encontros serão ofertados semanalmente de forma remota, ocorrendo no período abril até dezembro de 2021, de acordo com os horários Turma I terça-feira das 18 às 19h. O projeto visa proporcionar aulas para leitura de textos individual para a Língua Espanhola, nos cursos de graduação e pós-graduação do IFRO Campus Vilhena, servidores e comunidade externa. 


                                                                                                                                                Aproveite e bons estudos!

Fundamentos e organização de arquivos em armazenamento secundário. Estruturas de dados e algoritmos para indexação e manutenção de arquivos indexados. Estruturas de dados para representação de grafos. Algoritmos clássicos sobre grafos e aplicações.

Objetivos:

Capacitar o aluno a compreender, do ponto de vista da representação computacional e da utilização, a construção de algoritmos e estruturas de dados, levando em consideração aspectos de economia de memória ou performance.

Fundamentos de robótica de manipuladores, de robótica móvel e práticas em modelagem e programação de robôs.

Objetivos:

Compreender os fundamentos da robótica no contexto da indústria e agricultura 4.0.

Conceitos básicos em processamento de Big Data; tipos de dados; processos de transformação de dados; e soluções de armazenamento e visualização dedados; Aplicação prática da análise massiva de dados aplicada à gestão de operações; Técnicas de extração; transformação; carregamento e visualização de dados; Técnicas estatísticas para suporte ao aprendizado de máquina.

Objetivos:

Capacitar o aluno a compreender, conceitos básicos, aplicações e demais técnicas aplicadas ao processamento de dados em Big Data.

Introdução à Internet das Coisas e seu panorama atual; Obtenção de dados em IoT;  conectando coisas; Protocolos de rede e Internet para aplicações em IoT; Tratamento de dados de sensores; Segurança e privacidade em nível de IoT; Desenvolvimento de aplicações para Agricultura 4.0.

Objetivos:

Capacitar os alunos para compreender, implementar e aplicar os princípios da Internet das Coisas (IoT) no contexto da Manufatura Aditiva e Indústria 4.0,abrangendo desde os conceitos fundamentais até o desenvolvimento prático de aplicações para automação industrial, monitoramento de processos e otimização de fábricas inteligentes. A disciplina fornecerá uma visão abrangente dos fundamentos da IoT, incluindo as arquiteturas mais comuns, protocolos, técnicas de processamento e análise de dados. Adicionalmente, serão abordados temas relacionados à segurança e privacidade dos dados nas aplicações IoT industriais.

Estudo de sensores que utilizam estímulos provocados por: campos magnéticos, temperatura, pressão, umidade, gases, radiação ionizante e radiação óptica. Aplicação destes sensores em diversos sistemas, como: sistemas de navegação, sistemas de visão, sistemas biomiméticos, sistemas olfativos e monitoração ambiental.

Objetivos:

Desenvolver competências e habilidades para compreender, selecionar, aplicar e avaliar sensores e atuadores utilizados na agricultura, visando otimizar o uso de recursos e melhorar a eficiência dos processos agrícolas.

Escopo de computação em nuvem e arquiteturas orientadas a serviços: Virtualização, SOA, Web Services, Avaliação de Desempenho, Modelos econômicos.

Objetivos:

Apresentar os fundamentos, tecnologias e principais padrões de Computação em Nuvem e a modelos de arquiteturas de TI.

Funções de empresa, automatização de sistemas produtivos e integração de sistemas. Estudo das tecnologias aplicadas à integração de manufatura, sistemas ciberfísicos, controle de processos produtivos, conectividade entre máquinas e sistemas. Integração de sistemas empresariais e industriais voltada para a automação e otimização de operações, conforme as tecnologias da Indústria 4.0.

Objetivos:

Capacitar os alunos a compreender e aplicar os conceitos de integração de sistemas produtivos na Indústria 4.0, automatizando processos industriais  e promovendo a conectividade entre funções empresariais, visando a eficiência operacional e alinhamento com as demandas da manufatura moderna e inovadora.

Classificação e aplicação de modelos digitais. Métodos de construção de modelos. Conceitos nos sistemas de aplicação. Técnicas de modelagem. Simulação digital e modelagem através de nuvem de pontos. Renderização de modelos. Análise comportamental de modelos.

Objetivos:

Capacitar os usuários na modelagem e compreensão dos usos e aplicações na agricultura e indústria 4.0. Permitindo uma melhor avaliação e adequação de um modelo para um determinado sistema ou aplicação. Além disso, auxiliar os usuários na identificação da necessidade de modificações em modelos existentes fornecendo-lhes uma base para compreender como essas modificações podem ser realizadas.

Modelos e técnicas para agentes inteligentes: percepção, raciocínio, decisão, planejamento e aprendizagem. Estudo de algoritmos de inteligência artificial, redes neurais, aprendizado supervisionado e não supervisionado, planejamento de ações e tomada de decisão automatizada, com foco em aplicações industriais e automação dentro do contexto da Indústria 4.0.

Objetivos:

Capacitar os alunos a aplicar modelos e técnicas de inteligência artificial para o desenvolvimento de agentes inteligentes, com foco em percepção, raciocínio, tomada de decisão, planejamento e aprendizagem automática.

Conceitos básicos em manufatura aditiva, definições. Modelamento tridimensional, processos de manufatura aditiva, pós-processamento. Aplicação de materiais e tecnologias específicas para manufatura aditiva, estudo de diferentes métodos de impressão 3D, suas características, limitações e potenciais de aplicação no contexto industrial.

Objetivos:

Capacitar os alunos a compreender e aplicar os conceitos de manufatura aditiva, desde o modelamento tridimensional até os processos de produção e pós- processamento, alinhados às tecnologias emergentes da Indústria 4.0.

Curso de Capacitação promovido pelo Grupo de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Território - SAT, com o intuito de Promover a Elaboração de Projetos e Artigos Científicos.

Seja bem Vindo!


ENCONTROS: Quartas - Feiras das 8h às 12h.