• Seja bem-vindo ao nosso AVA

    • Olá, qualquer dúvida ou necessidade de atendimento, entre em contato através do AVA no balão de mensagens na frente do seu nome ou no link do formulário.

      Para sanar sua dúvida poderão ser gravados vídeos com passo a passo, poderemos atendê-lo via chamada de vídeo ou ligação telefônica, sua dificuldade poderá ajudar outras pessoas. 

      Estamos à disposição.  Link do formulário: https://forms.gle/Zrr4hsabBSLfVizo6

Novidades

Atenção, estudantes dos cursos técnicos integrados

por Tiago Ramos de Souza -


AMBIENTES UTILIZADOS PARA AULAS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS-2023

SALAS BLOCO B –PISO SUPERIOR E TÉRREO

SALA

DISCIPLINAS

TURMAS CONFORME HORÁRIO

DOCENTES

BS1

Espanhol e Inglês

Todas as turmas

Airton, Heloísa, Antônio e Maria Helena

BS2

Língua Portuguesa

1ºs e 2º Edificações, 1ºs e 2ºs Eletro e 2ºs Informática

Rosa

BS3

Língua Portuguesa

3ºs anos e 1ºs Informática

Moisés

BS4

História e Filosofia

Todos os cursos

Mauro, Flávio, Alvino e Osvaldo

BS5

Sociologia

Todos os cursos

Aline e Ricardo

BS6

Disciplinas Técnicas Edificações

1ºS, 2ºS e 3ºS Edificações

Saboia e Michel

BT2

Física

Todos os cursos

Marisa, Melqui e Wesden

BT5

Biologia

Todos os cursos

Vanessa e Angélica

SALAS BLOCO C – PISO SUPERIOR E TÉRREO

SALA

DISCIPLINAS

TURMAS CONFORME HORÁRIO

DOCENTES

CS1

Química

Todos os cursos

Camila, Rodrigo Simões

CS2

Geografia, OPP, Empreendedorismo

2ºs anos e 3º B Edificações

Jaqueline, Sílvio Marcel, Valéria

CS3

Matemática, Empreendedorismo

2º A e B Edificações; 2º A e B Informática e 3ºA e B Informática

Sérgio, Valmir, Luiz e Valéria

CS4

Matemática

1º A e B Edificações; 1º A e B Informática; 3º A Edificações e 3º A Informática

Marcos, Jaquelyne e Edinálcio

CS5

Disciplinas Técnicas Edificações e Arte

1ºS, 2ºS e 3ºS Edificações; e Arte os 1ºs anos

Guilherme, Júnior, Sankeis e Fabi

CS6

Disciplinas Técnicas Eletromecânica, Empreendedorismo

2ºs e 3ºs Eletro e 3º A e B Informática

Eduardo Deliza, Eduardo Shinzato, Jairo e Valéria

CT1

Disciplinas Técnicas Eletromecânica

3º s anos Eletromecânica

Ewerton

CT2

Disciplinas Técnicas Eletromecânica

1ºs e 2ºs anos

Adriana, Carlos, Eduardo Deliza

SALAS BLOCO A – PISO SUPERIOR

SALA

DISCIPLINAS

TURMAS CONFORME HORÁRIO

DOCENTES

AL1

Disciplinas Técnicas Informática e Edificações

2º A e B Informática e 3º A e B Edificações

Wagner e Sankeis

AL2

Disciplinas Técnicas Informática

1º A e B Informática e 3º A e B Informática

Lucas

AL3

Disciplinas Técnicas Informática

2º A e B Informática e 3º A e B Informática

Bruno, Douglas

AL4

Disciplinas Técnicas Informática

3º A e B Informática

Bruno

AL5

Disciplinas Técnicas Informática

1º A e B Informática

Wagner e Wesley

QUADRA

Educação Física

Todas as turmas

Sílvio, Paulo Henrique E Gabriel

 

EXAME FINAL DE LÍNGUA INGLESA - 1º B, 2º A e B Informática

por Claudia Prates -

Atenção estudantes do curso de Informática!

O Exame Final de Língua Inglesa será na quinta-feira, dia 15/12, às 16h45min, na Sala 3, Bloco C, piso superior.

Fiquem atentos às convocações.


Atenciosamente,

Claudia



Tópicos antigos...

Cursos disponíveis

Nossos momentos síncronos serão nesse espaço!!!
Sejam bem vindos!!!

Este projeto de ensino tem por objetivo conduzir os estudantes na construção de um robô móvel dentro das especificações necessárias à participação de um campeonato na categoria de Sumô Radiocontrolado de 3kg.

01 - O ambiente do AutoCAD:

02 - Comandos de Construção;

03 - Ferramentas de Edição;

04 - Formatando as cotas

05 - Ferramenta Layer;

06 - Projetos, Cortes e Fachadas;

07 - Formatando as cotas em PDF.


Disciplina criada para Atividades Interdisciplinares "Dia da Semana da Arte Moderna" para todas as séries de todos os cursos técnico integrados. 
prezado estudante esta avaliação possui 5 questões. Cada uma valendo 8 pontos.

Após incia-al tera 50 minutos para finaliza-la. Terá duas tentativas. Leia as questões com atenção.

prezado estudante esta avaliação possui 5 questões. Cada uma valendo 8 pontos.

Após incia-al tera 50 minutos para finaliza-la. Terá duas tentativas. Leia as questões com atenção.

Hola carísima alumna Geovanna!

Sea bienvenida a las clases de lengua española.

Soy el profesor Airton Lima y tengo mucho gusto trabajar la lengua española con usted.

Espero que te sea un año exitoso con buen aprendisaje.

Estaré siempre disponible para clarear las dudas y abierto a cualquier sugestión 

airton.lima@ifro.edu.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Olá caríssima aluna Geovanna
Seja bem-vinda às aulas de língua espanhola.
Espero que seja um ano de êxitos com boa aprendizagem.
Estarei sempre à disposição para esclarecer as dúvidas e aberto à qualquer sugestão.

Utilizar o computador e seus recursos como ferramenta de estudo, pesquisa e trabalho.
Utilizar o computador e seus recursos como ferramenta de estudo, pesquisa e trabalho.
Utilizar uma linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações através dos paradigmas da programação orientada a objetos.
Utilizar uma linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações através dos paradigmas da programação orientada a objetos.
A disciplina de Introdução à Informática é uma disciplina que visa fornecer aos alunos uma compreensão geral dos conceitos básicos da informática e tecnologia da informação. Ela inclui o estudo do hardware, software, sistemas operacionais, processamento de dados, redes de computadores, segurança da informação, internet, aplicativos de escritório. A disciplina é projetada para preparar os alunos para o uso eficaz da tecnologia da informação em uma ampla gama de contextos profissionais e pessoais.
Olá! 1º B Edificações,



Sou Ricardo, professor de sociologia.

Nossos encontros síncronos, até o retorno ao presencial será realizado em uma sala do meet, em um ambiente virtual

Conto com a participação de tod@s!



Dia: 2º Feira

Horário: 14:50 horas

Link: http://bit.ly/salaagumsociologia



Até nosso encontro!

Ricardo





prezado estudante esta avaliação possui 5 questões. Cada uma valendo 8 pontos.

Após incia-al tera 50 minutos para finaliza-la. Terá duas tentativas. Leia as questões com atenção.

Sejam bem vindos todos os estudantes do curso de Edificações, turma do 2º Ano A.

Nesse novo ano que iniciamos estaremos voltados para a construção de um novo horizonte para todos vocês. Com conhecimento e cooperaçao.

Espero que nos vejamos muitas vezes, não só em nossas aulas, mas também fora delas.

Um forte abraço a todos, que Deus nos abençoe nesta longa jornada de 2023.

Sucesso.
A disciplina de Banco de Dados Relacional é uma área de estudo importante na computação e engenharia de software que aborda o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de banco de dados relacionais. Ela inclui conceitos fundamentais como modelagem de dados, normalização, linguagem SQL, índices, chaves primárias e estrangeiras, entre outros.

A disciplina também discute questões práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados, como performance, segurança, recuperação de desastres e escalabilidade. Além disso, é importante estudar as tendências e novas tecnologias na área de banco de dados, como Big Data, NoSQL e nuvem.

A compreensão desses conceitos e técnicas é fundamental para desenvolver aplicações robustas e eficientes que possam lidar com grandes quantidades de dados de maneira organizada e confiável.
A disciplina de Teste é uma disciplina que ensina aos alunos como realizar testes em sistemas de software para garantir a qualidade do produto final. O objetivo é ensinar as boas práticas de teste, desde a planejamento até a execução e avaliação dos resultados.
A disciplina de Teste é uma disciplina que ensina aos alunos como realizar testes em sistemas de software para garantir a qualidade do produto final. O objetivo é ensinar as boas práticas de teste, desde a planejamento até a execução e avaliação dos resultados.

É o mesmo curso de materiais de construção só que para arquitetura

Aplicar os conceitos do desenho técnico de projeto arquitetônico na leitura, interpretação e desenvolvimento de desenhos a partir do conhecimento das técnicas de representação gráfica.
Olá, sejam bem vindos à página do AVA da disciplina de Matemática Aplicada a Arquitetura (MATARQ).

Nesta página estaremos interagindo com troca de arquivos referente às aulas que iremos apresentando ao longo do semestre.

Aqui estarei postando apostilas, slides de cada aula, atividades avaliativas, horários das aulas síncronas, etc.

Nas atividades que vocês irãoque fazer, vocês terão que responder on-line ou baixar o arquivo responder no caderno, escanear e postar de volta para ficar registrado.

Fiquem atentos aos prazos, uma vez que o sistema fecha na data agendada e nenhum prazo será estendido.

As nossas aulas serão todas as TERÇAS-FEIRAS, no horário das 14:00 às 15:40


Bons estudos.
OBJETIVO GERAL
Preparar os estudantes para atuar como extensionistas de acordo com as diferentes demandas existentes no espaço urbano brasileiro, bem como subsidiar a compreensão do processo de comunicação profissional nos mais diversos espaços de
atuação, por meio de projetos integradores e interdisciplinares.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a trajetória histórica da extensão universitária no Brasil;
- Apropriar-se das metodologias e técnicas de extensão e comunicação - Atuar em ações de extensão em arquitetura e urbanismo;
- Preparar os estudantes para o processo social de comunicação em diferentes ambientes profissionais.
Desenvolver um projeto de edificação de tipologia residencial unifamiliar de pequeno porte, que respeite as normativas e legislações vigentes.
Desenvolver competências e técnicas para leitura, interpretação e elaboração de desenho de projetos arquitetônicos.

ATENDIMENTO DOMICILIAR PARA A ALUNA OLÍVIA SÁVIA

Conhecer os conceitos fundamentais sobre iluminação natural e artificial para aplicação de técnicas ao projetar espaços, atendendo as condicionantes de promoção de conforto lumínico nos ambientes.
Bem-vindos à Disciplina!
Olá queridos alunos!

Eu, professor Artur de Oliveira, fico muito feliz em poder participar da formação de vocês com a disciplina:
Projeto de Arquitetura III

Espero que tenhamos ótimas aulas e que vocês possam aprender ao máximo.

Aqui segue o link para nossas aulas durante o período, esta será a forma de entrar nas nossas aulas pelo Google Meet:

meet.google.com/opp-bhsu-vzq

Aguardo todos na sala!

Link para acesso as aulas gravadas da disciplina e materiais complementares:



Abraço!

Atendimento Domiciliar da aluna  Mayza da Silva Santos da Turma 2020.

Atendimento Domiciliar da aluna Edilaine Camargo da Silva, turma 2017. Disciplinas: Conforto Ambiental II: Luminoso  e Projeto de Arquitetura VI.

Atendimento da aluna Olívia Sávia.

Nesta disciplina será estudado os principais coneúdos de mtemática aplicáveis na arquitetura.
Disciplina destinada a ensinar os acadêmicos a elaborar e formar seus próprios acervos de materiais didáticos para serem utilizados no exercício da profissão, além de discutirem temas relevantes voltados ao ensino.
Nesta componente curricular denominada Fundamentos da Matemática I (FMAT I) serão estudados os conceitos de equações e funções.
Naesta disciplina veremos as principais figuras planas, seus elementos, propriedades e conceitos.
Nesta componente curricular denominada Desenho Geométrico (DESGEO) serão estudados as técnicas de construção das principais figuras geométricas.

Compreensão da linguagem (oral e escrita) como meio de expressão, comunicação e acesso à informação e ao conhecimento. Pensar as estruturas da língua portuguesa como meios de interação em sociedade. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos que circulam socialmente. A língua portuguesa como língua de acolhimento.

Compreensão da linguagem (oral e escrita) como meio de expressão, comunicação e acesso à informação e ao conhecimento. Pensar as estruturas da língua portuguesa como meios de interação em sociedade. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos que circulam socialmente. A língua portuguesa como língua de acolhimento.

ODS

Projeto transdisciplinar fruto da Experiência dos professores do Campus Vilhena e Jí-Paraná na Finlândia

ODS

Projeto transdisciplinar fruto da Experiência dos professores do Campus Vilhena e Jí-Paraná na Finlândia

ODS

Projeto transdisciplinar fruto da Experiência dos professores do Campus Vilhena e Jí-Paraná na Finlândia

ODS

Projeto transdisciplinar fruto da Experiência dos professores do Campus Vilhena e Jí-Paraná na Finlândia

O Curso de  Espanhol Instrumental é ofertado gratuitamente aos candidatos (as) devidamente inscritos (as), selecionados (as) e matriculados(as), de acordo com as normas estabelecidas no Edital 12/2021/VLH  1.2. Os encontros serão ofertados semanalmente de forma remota, ocorrendo no período abril até dezembro de 2021, de acordo com os horários Turma I terça-feira das 18 às 19h. O projeto visa proporcionar aulas para leitura de textos individual para a Língua Espanhola, nos cursos de graduação e pós-graduação do IFRO Campus Vilhena, servidores e comunidade externa. 


                                                                                                                                                Aproveite e bons estudos!

Curso criado com objetivo de apresentar à atividade do curso "MOODLE para Professores"

Curso criado com objetivo de apresentar à atividade do curso "MOODLE para Professores"

Curso de Capacitação promovido pelo Grupo de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Território - SAT, com o intuito de Promover a Elaboração de Projetos e Artigos Científicos.

Seja bem Vindo!


ENCONTROS: Quartas - Feiras das 8h às 12h.