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G

GABRIELE DANIELE DOMINGOS ROSA

por Gabriel Tenorio dos Santos - quarta-feira, 24 ago. 2022, 10:24
 

O ENSINO DA PAISAGEM NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumo
O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar


I

IDERLAINE DE OLIVEIRA SILVA

por Gabriel Tenorio dos Santos - quarta-feira, 24 ago. 2022, 10:32
 

O papel do gestor escolar aos desafios criados pela pandemia da covid-19.

Resumo: 

A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe profundas transformações nos mais variados aspectos da vida cotidiana, incluindo as realidades educativas e os processos de ensino aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi fruto da pesquisa bibliográfica, a luz de autores descritos na referência final. Diante do avanço da tecnologia o gestor conta com recursos que tornam a gestão ágil e eficiente. O uso das tecnologias na mediação escolar é cada vez mais fator preponderante para que o processo de ensino e aprendizagem seja Contextualizado e contemporâneo. Sendo assim diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o docente passa a ser um dos sujeitos a integrar um leque de mudanças, além das genéricas, como o isolamento social, mas também as que demandam protagonismo no ensino formação-educação, que modificar seu labore para práticas pedagógicas online, mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs), onde o papel do Gestor Educacional frente às tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes Recursos sejam incorporados à prática pedagógica do professor?


V

VANIS CELESTINO DOS SANTOS

por Gabriel Tenorio dos Santos - terça-feira, 23 ago. 2022, 16:17
 

O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA E SEUS BENEFÍCIOS NA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO

RESUMO: 

A Agricultura familiar é exercida por pequenos agricultores rurais onde o processo de produção é realizado por meio de mão-de-obra, basicamente no núcleo familiar. Esse tipo de produção realizada em família é considerado a principal atividade econômica em diversas regiões brasileiras, sendo de suma importância seu potencial na geração de emprego
e renda no campo. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios socioeconômicos que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) proporcionam aos pequenos agricultores rurais. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de pesquisa utilizou-se o roteiro semiestruturado em entrevistas com os gestores das entidades responsáveis pela execução do PAA no município. Após a análise e posterior conclusão da pesquisa constatou-se que a participação no PAA proporcionou às famílias cadastradas a escoação da produção, a diversificação na renda familiar, o melhor aproveitamento da propriedade e o aumento na produção, o que resultou em melhores condições de vida às famílias agricultoras. Entre as expectativas dos responsáveis pela execução do programa no município, destaca-se a permanência do programa, o aumento no valor liberado para a execução e a inclusão de novos agricultores.