principais focos registrados

Diante desse contexto, ganha notoriedade o fato do aumento acelerado de focos de queimadas registrado na região. Essas queimadas provocam no solo a perda de sua matéria orgânica e microrganismos, tornando-o cada vez menos fértil e comprometendo assim todo o bioma. Além disso, é de conhecimento que a floresta sobrevive através de uma retroalimentação dela mesma, onde toneladas de material orgânico são depositadas no solo, formando uma rica camada, capaz de sustentar a exuberância da vegetação e toda dinâmica de vida da floresta.

 A partir da perspectiva de uma reflexão sobre os problemas enfrentados nesse importante bioma, sobretudo no que diz respeito às queimadas, foi realizado a produção de mapas temáticos sobre focos de queimadas na região, por meio das informações catalogada no site BD.QUEIMADA, criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Através da pesquisa e da elaboração do material proposto, foi possível demonstrar de forma temporal, utilizando imagens locais, uma grande quantidade de focos de calor. A pesquisa proporcionou a construção de um mapeamento de recorte temporal entre os anos de 2010 a 2021, sendo que a variação nesse recorte foi de cinco anos, onde o ano de 2021 foi mapeado a parte.

Para a confecção dos mapas temáticos foi utilizado software livre QGIS 3.18 Hannover, tendo como resultado as imagens que demostram os focos de calor de 2010 a 2015 e de 2020 a 2021.