Chefe de Departamento 

Ellen Vieira Pacífico Silva

E-mail depex.jipa@ifro.edu.br 


Chefe de Departamento Ellen Vieira Pacífico

O Centro de Idiomas do IFRO tem como missão principal promover aos discentes, servidores, pesquisadores e comunidade externa a oportunidade de adquirir conhecimentos em outras línguas e participar de atividades culturais, científicas, técnicas e pedagógicas inerentes à internacionalização. Busca-se, com esta iniciativa, a preparação fundamentada de recursos humanos que estejam aptos a se comunicar com fluência na língua alvo desejada para cada situação.

Campus Ji-Paraná: 


Sobre a Redinova

A Redinova é um organismo institucional criado para coordenar a implantação e desenvolvimento de Incubadoras de Empresas do Estado de Rondônia, por meio de um trabalho em Rede, incluindo-se obrigatoriamente as dos Campus do IFRO e opcionalmente as de outras instituições.

Sobre as Incubadoras de Empresas do IFRO

As Incubadoras de Empresas do IFRO são planejadas como setores vinculados ao Departamento de Extensão dos Campus , com o fim de oferecer infraestrutura básica de funcionamento de negócios e prestar serviços de orientação técnica, tecnológica e de capacitação profissional para empreendedores ingressados a partir de edital de seleção.

Sobre as Incubadoras de Empresas do IFRO Campus Ji-Paraná

A Incubadora de Empresas do Campus de Ji-Paraná, aqui proposta, incubar empreendimentos de base tecnológica e tradicional ou seja, mista. Será denominada Incubadora mista. O atendimento ocorrerá por meio do sistema não residência ou semi residência, conforme os editais de seleção e os Contratos firmados com os empreendedores, nos termos do Regulamento da Redinova.

Justificativa da Incubadora

A Incubadora de Empresas nos Campus do IFRO é uma estratégia de melhor atendimento à formação de seus estudantes, uma alternativa para a geração de emprego e renda na região em que atua e uma das condições fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e inovativo. 

Os estudantes serão beneficiados tanto pela experiência de vivenciar o desenvolvimento de negócios na sua unidade de formação (durante estágios, visitas, atividades de cooperação, dentre outras), quanto por terem uma condição concreta de implantar um negócio próprio e orientado.

A Incubadora é, ainda, um ponto de partida para outros investimentos de estruturação física e de atendimento por meio de parcerias e investimentos de órgãos de fomento, na medida em que se constitui como centro de atividades diversas que atendem aos interesses sociais e de políticas públicas. 

Empresas Juniores e Escritórios-Modelos serão favorecidos, pois poderão se integrar ou se desenvolver de forma correlata, pelo compartilhamento de espaços, serviços, equipamentos, materiais e mão de obra especializada.

A Incubadora do Campus Ji- Paraná atenderá aos interesses dos estudantes e servidores que atuam com Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos de Nível Superior, pós graduação, cursos de curta duração e prestação de serviços em geral, tanto para a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem, quanto para a realização de pesquisas, práticas extensionistas e atividades de inovação.