• Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Robótica Educacional para a Educação Básica, com robôs, imagens meramente ilu

Sobre

  • Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
  • Carga horária: 120 horas-aula: 60 presenciais  60 online
  • Modalidade: Ensino a distância;
  •  Integralização: 2 meses
  •  Forma de Ingresso: DEMANDA

Documentos

  •   Criada por meio do Termo de Cooperação Nº 007/2012, a escola tem como objetivo principal capacitar esses profissionais para atuarem de forma eficaz na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente1.
  •  DISCIPLINAS
  • Aspectos Históricos de Promoção, Proteção e Defesa do SGDCA: Estudo das origens e evolução das políticas de proteção à infância e adolescência.
  • Composição do SGDCA: Análise dos componentes e funcionamento do sistema de garantia de direitos.
  • Promoção e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente: Enfoque nas estratégias e práticas para assegurar os direitos fundamentais.
  • SUAS na Promoção e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente: Integração do Sistema Único de Assistência Social nas políticas de proteção.
  • Conselho Tutelar: Funções, responsabilidades e desafios enfrentados pelos conselheiros tutelares.
  • Terceiro Setor: Papel das organizações não governamentais na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
  • Crianças e Adolescentes e os Direitos Violados: Identificação e abordagem das violações de direitos.
  • Escuta Especializada e Depoimento Especial: Técnicas e procedimentos para ouvir crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
  • Acolhimento Institucional e Famílias Acolhedoras: Modalidades de acolhimento e suas implicações.
  • Conselho de Direitos: Estrutura e funcionamento dos conselhos de direitos.
  • Fundos da Infância e da Adolescência: Gestão e aplicação dos recursos destinados à infância e adolescência. 

Turmas

Coordenadora do Curso

foto-perfil
  • Márcia Cristina Tesser
🌼 Atualmente, é doutoranda em Engenharia Elétrica pela UNESP (2024-2028), demonstrando seu compromisso contínuo com a educação e a inovação tecnológica.
Possui um Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT pelo IFRO (2023), e está cursando uma pós-graduação em Enfrentamento das Violências (2024). Além disso, Márcia é pós-graduada em diversas áreas, incluindo Docência para Educação Profissional e Tecnológica (2023), Mentoria para Educação Profissional e Tecnológica (2023), Gestão de Educação à Distância (2021), e Governança Pública e Gestão Administrativa (2018). Ela também possui um MBA em Administração de Instituições Públicas (2022).
Atualmente cursando Tecnologia em Marketing Digital (2023-2025) e possui formações como Tecnóloga em Gestão Pública (2024) e Tecnóloga em Recursos Humanos (2023). Ela é licenciada em Educação Profissional e Tecnológica (2022) e Matemática (2018), além de ser bacharel em Ciências Contábeis (2018).
Em sua carreira profissional,  ocupa posições de destaque no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), onde atua como Diretora de Programas e Projetos de Extensão, Coordenadora Geral da Escola de Conselhos de Rondônia, Coordenadora Geral dos Programas de Bolsa-Formação e Coordenadora Geral do Projeto Mulher de Fibra. Sua dedicação e liderança têm sido fundamentais para o desenvolvimento de programas e projetos que promovem a educação e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.


Corpo Docente E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR